BEM VINDO AO MUNDO DAS TRILHAS

Grupo de trilheiros da região de Manhuaçu
(Foto: Renegado Ò_Ó / PR+PT)
Como primeira postagem neste espaço, vamos abordar alguns assuntos que são sempre importantes para todos que se iniciam nas aventuras pelo mundo das trilhas. E para isso, daremos algumas dicas, não para fazer do leitor um piloto de ponta, mas transmitir principalmente aos novatos, experiências objetivas no intuito de facilitar e tornar mais seguras as trilhas em nossa região.
Antes de tudo, um ponto que devemos sempre tornar bastante evidente é o respeito à natureza e aos proprietários de terras, pessoas estas que observam e muitas vezes ajudam os pilotos, fazendo deles imprescindíveis para que seja possível a prática do esporte nos espaços por onde trilhamos.

A interação com o homem do campo é fator principal para o sucesso de uma trilha
(Foto: Renegado Ò_Ó / PR+PT)
Outro ponto é com relação aos equipamentos necessários. Quando alguém me pergunta qual moto comprar para a primeira trilha, a resposta é imediata:
Primeiro você deve procurar no comércio de sua confiança equipamentos de segurança pessoal de boa qualidade e que na maioria das vezes não são muito mais caros que os de qualidade inferiores, e daí sim, procurar por uma moto que lhe ofereça confiança e segurança. Em vários casos, é aconselhável adquirir uma moto que na maioria são utilizadas on road, ou na estrada, e transformá-las em motos off road, trocando alguns componentes e removendo outros, e o mais importante é a revisão de itens de segurança como freios pneus e amortecedores.
Nas fotos abaixo, o leitor poderá perceber uma alteração que eu fiz em minha off road CR 230, tornando-a excelente para os terrenos acidentados de nossa região.

(Foto: Renegado Ò_Ó / PR+PT)
Nos dias atuais os modelos on road mais procurados para transformação, são modelos como a XR 200, XR 250, DT 200 e etc. Há também os modelos off road que já existiam no mercado antes de 2007 que eram importados e também modelos nacionais a partir de 2007 como a CRF 230 Honda e a TTR 230 da YAMAHA. Recentemente recebemos a notícia que o mercado off road no Brasil terá também uma moto para concorrer com as últimas lançadas no nosso mercado, que será a MRX 230 cc, que promete ser lançada com preços bem mais competitivos, e poderá ser documentada com o DPVAT, pois possuirá todos os itens de fábrica exigidos para licenciamento.

Vamos então aos equipamentos mais importantes:
*Bota
*Joelheira
*Calça
*Cinta
*Camisa
*Cotoveleira
*Luva
*Colete
*Capacete
*Óculos
*Mochila de hidratação

 

De posse de sua moto adaptada e bem revisada, ou de sua moto com DNA off road pronta para encarar obstáculos de grande desgaste, vamos às dicas de segurança e conduta de um bom trilheiro:
• Jamais faça trilha sem parceiro, pois caso ocorra um acidente você poderá ter problemas sozinho.

• Procure transportar a água dentro da mochila de hidratação, perto do ponto de congelamento, e não congelada, pois congelada ela poderá causar ferimentos em caso de queda, também pode estourar a bolsa de água devido ao congelamento.

• Nunca ande com vontade de urinar, pare em intervalos suficientes para esvaziar a bexiga, em caso de impacto pode ocorrer rompimento da parede da bexiga se ela estiver cheia.

• Procure se manter hidratado e bem alimentado para a prática dos esportes que exigem esforços constantes e ao mesmo tempo explosivos, se necessário procure orientação de especialistas nutricionais.

• Quando tiver duvidas de como transpor um obstáculo, espere alguém de mais experiência passar e observe com atenção qual a técnica utilizada. Afinal ninguém nasceu sabendo.

• Procure observar pilotos mais técnicos e aprender as manobras de pés e mãos junto com o corpo e a moto nas manobras ou transposições de obstáculos .

• Quando sentir que não conseguirá transpor os obstáculos lembre-se que o seu parceiro de trilas mais experiente poderá te ajudar e lhe dar dicas valiosas, pergunte, ou peça ajuda.

• Procure levar ferramentas para pequenos reparos, a ferramenta mais indicada é um alicate de pressão de boa qualidade, que poderá ser utilizado em porcas e parafusos bem como substituir pedais de freio, de marchas e até mesmo manetes de comando quebrados, e etc.

• Nunca acelere em locais de risco, em rodovias ou estradas tente andar na mão de direção e reduza em curvas ou onde não há visibilidade suficiente.

• Caso seja assaltado, nunca reaja. Bandidos não agem sozinhos, daí o adjetivo derivado de “bandos”, não compre motos de procedência duvidosa, pois você pode ser enquadrado como um deles. Tente não comprar motos roubadas para não ser você uma próxima vítima.

• Quando precisar de informações , dirija-se aos habitantes da região com cordialidade e educação, tire o capacete para gerar mais confiança e credibilidade, evite enrolar o cabo em ruas e condomínios, ande sempre no acostamento e em pé na pedaleira, mantenha se possível lanternas e faróis em funcionamento, indique levantando o braço esquerdo aos que vem atrás, que há obstáculos a frente, procure sinalizar para adultos e crianças, pois para eles, pode ser um evento a nossa passagem, educação nunca é demais.
Os 11 mandamentos dos trilheiros:

01- Nunca cortar cercas, árvores nativas, ou deixe porteiras e tronqueiras abertas;

02- Não atropelar animais silvestres ou animais domésticos;

03- Não desrespeitar os moradores de sítios, povoados, fazendas e transeuntes;

04- Não poluir o meio ambiente;

05- Não recuar no primeiro obstáculo;

06- Não descumprir leis de transito;

07- Não abandonar iniciantes ou trilheiros que não conheçam a trilha;

08- Não abandonar o último piloto, com problemas;

09- Não transitar onde não for permitido pelo proprietário;

10- Não descuidar dos equipamentos de segurança e da manutenção da moto;

11- Não desobedecer os dez mandamentos dos trilheiros (Piada do dia).

De posse destas informações, o interessado estará apto a se tornar mais um amante e praticante das trilhas. Seja bem vindo ao nosso estilo de vida.


Renegado Ò_Ó  -  Consultor do site

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